Perfil Olhar | Matamba Joaquim

Matamba Joaquim, Franco-Angolano, nasceu em Luanda, Angola, em 1982. Tem o Curso de Teatro pelo Instituto Nacional de Formação Artística de Luanda.

Membro fundador do Teatro Griot e ator residente da Companhia, participou em peças encenadas por Zia Soares, Rogério de Carvalho, Nuno M Cardoso, Guilherme Mendonça, António Pires, João Fiadeiro e Paula Diogo.

No teatro colaborou como ator com a companhia Mala Voadora no espectáculo ‘Moçambique’ de Jorge Andrade e em ‘Romeu e Julieta’, do Colectivo 84, encenada por Jonh Romão.

É membro permanente da Academia Portuguesa de Cinema. Participou dos filmes ‘Capitão Falcão’ de Pedro Leitão, ‘A Ilha dos Cães’ de Jorge António, ‘Stefan Zweig – Adeus, Europa’, de Maria Schrader, ‘Comboio de Sal e Açúcar’ de Licínio de Azevedo, ‘Um Animal Amarelo’ de Felipe Bragança, ‘Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito’ de Daniela Ruah, ‘Vermelho Monet’ de Halder Gomes, ‘Evadidos’ de Bruno Gascon e ‘Um Filme em Forma de Assim’ de João Botelho; Também atua nos curtas-metragens ‘Chess’ de Mário Melo Costa, ‘Libélula’ de Ana Carvalho, ‘Noite em claro’ de Felipe Bragança e no documentário ‘O Lugar que Ocupas’, de Pedro Filipe Marques. Em 2018 foi distinguido com o prêmio Novo Talento de Cinema da Fundação GDA, pelo seu desempenho no filme ‘Comboio de Sal e Açúcar’, Candidato Moçambicano ao Oscar, de Licínio Azevedo.

Nomeado ao prêmio FantasticTv para melhor ator coadjuvante em ‘Um Animal Amarelo”.

Na televisão participa com frequência de novelas e séries, como: ‘Amor Maior’ SIC, ‘Valor da Vida’ TVI, Bad and Breakfest RTPLAY e ‘O Voo Directo’.

Ele também é roteirista das séries ‘Ti Chico’, ‘Lembranças de Guerra’, ‘Arquitectos’ e ‘Professor Caramba’ e possui dois livros publicados: ‘O Sul sem ti’ e ‘Dois Corvos Amarelos’, editados pela Obnosis e co-escrito com Bernardete Pinheiro.

  • Um Animal Amarelo (2020)

OUTROS POSTS

#14 Olhar(es) | 17.fev.22

A Força da Representatividade Assim como acontece com outras deficiências, as Pessoas com Deficiência Auditiva (PcDA) ainda são pouco retratadas no cinema e em séries de tv, mas aos poucos vemos algumas

Leia Mais »

Agradecemos o seu cadastro.

Agora você faz parte de um seleto grupo que recebe as nossas notícias em primeira mão!

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante. Ao clicar em “ACEITAR”, você concorda com o uso de todos os cookies, termos e políticas do site. Leia Mais