Jaiane tenta encontrar um sentido em sua rotina de trabalho e relações familiares. Aíssa, marinheiro mercante, é obrigado a permanecer alguns dias atracado em Vitória. Esse encontro será uma oportunidade para construir algo sólido ou aprofundar suas tristezas.
A Matéria Noturna é para mim um filme que versa sobre as relações interpessoais na contemporaneidade. Para tal, trabalhamos primeiramente com as noções de aridez e deriva, que acompanham a apresentação dos personagens e da cidade de Vitória, palco no qual eles se encontram e tecem suas relações. Posteriormente, vemos surgir a ideia da paixão (e do samba) como elemento que restabelece uma vivacidade ao indivíduo, relembrando-o de seu lugar de ação no mundo, mesmo que de maneira fugaz. Dessa maneira, a cidade de Vitória torna-se também personagem importante num filme que se constrói a partir das possibilidades de encontro que ela permite. O microcosmo do samba e a relação com o mar marcam a trajetória de Jaiane e Aissa, assim como marcam a história do Brasil e da diáspora africana que os trouxe até aqui. Ela, brasileira, motorista de aplicativo e cantora amadora de samba; Ele, moçambicano, tripulante de um navio cargueiro que ancora em Vitória. A cidade (e a vida), com toda sua crescente secura, é ainda ainda palco de encontros potencialmente transformadores, mesmo que sejam eles repletos de desencontros.
Bernard Lessa – Diretor
Afinal, o que é isso que une todos os amantes?
A solidão?
A Equipe Que Fez Tudo Acontecer
Elenco Shirlene Paixão, Welket Bungué, Altamir Furlane, Suely Bispo, Sandra Chagas, Ivna Messinam, Luciene Camargo, André Félix, Melanie de Vales, Luís Gobbi Direção, Roteiro e Montagem Bernard Lessa Assistência de Direção Carol Covre Produção Bernard Lessa, Eduardo Cantarino e Vitor Graize Produção Associada Shirlene Paixão e Welket Bungué Produção Executiva Bernard Lessa, Eduardo Cantarino e Vitor Graize Produção de Set Melina Leal Galante, Willian Loyola Assistência de Produção Márcio Brasil Direção de Fotografia Safira Moreira Direção de Arte e Figurino Joyce Castello Assistência de Arte Bárbara Louzada Trilha Sonora Original Lucas Carvalho Direção de Som Hugo Reis Mixagem Renan Vasconcelos Som Direto Matheus Noronha Finalização de Áudio Hugo Reis Foley Alexandre Barcelos Correção de Cor Willian Rubim Finalização de Imagem Mistika Contra-Regra Gustavo Oliveira
Existe uma certa insistência na desconexão que aponta para um modo de construção único.
Fotografia Still
TEM ALGUMA PERGUNTA SOBRE ESSE FILME?
DEIXE SUA MENSAGEM E ENTRAREMOS EM CONTATO O MAIS BREVE POSSÍVEL.
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante. Ao clicar em “ACEITAR”, você concorda com o uso de todos os cookies, termos e políticas do site.
Leia Mais