Rafiki

Kenia, 2018. Drama. Cor. 83 min.


Sinopse
/

Rafiki (que significa “amigos”) é uma história de amor entre duas jovens mulheres em um país que ainda criminaliza a homossexualidade. Kena e Ziki há muito tempo ouvem dizer que “boas meninas quenianas se tornam boas esposas quenianas” – mas elas anseiam por algo mais. Apesar da rivalidade política entre suas famílias, as meninas encorajam uma a outra a perseguir seus sonhos em uma sociedade conservadora. Quando o amor floresce entre elas, Kena e Ziki devem escolher entre felicidade e segurança.

Assista Quando e Onde Quiser

Nota da Direção

Eu sempre quis contar uma história de amor africana moderna. Em nossa juventude, raramente víamos filmes sobre jovens africanos apaixonados. Vimos europeus e americanos se apaixonarem, mas nunca nós. Foi só no final da adolescência que vi um jovem casal africano se beijando na tela e ainda me lembro da empolgação, da surpresa e de como aquele filme rompeu minha concepção de romance. Antes disso, esse tipo de sentimento era reservado a estranhos. O relacionamento entre pessoas do mesmo sexo é crime no Quênia, com penas de até 14 anos de prisão. Nos últimos cinco anos, durante a realização do filme, testemunhamos o desenvolvimento perturbador do clima anti-LGBTI na África Oriental. Alguns filmes nacionais e programas de TV internacionais foram banidos por seu conteúdo LGBTI. Sabíamos que fazer um filme como esse envolvia desafiar o cinismo arraigado e exigia que cada membro da equipe pensasse cuidadosamente sobre sua decisão de fazer o filme e conversasse com suas famílias sobre isso. A maioria aceitou, um recusou. Também sabíamos que a realização desse filme exigiria a criação de um espaço incrível de confiança, honestidade e não julgamento. A criação de Rafik deu início a conversas sobre amor, escolha e liberdade com o elenco, a equipe e nossas famílias. Ele nos ensinou a falar sobre liberdade, não apenas a liberdade de amar, mas também a liberdade de conceber histórias sobre assuntos tabus. Fazer esse filme foi muito gratificante.

Wanuri Kahiu – Diretora

Todo mundo quer viver uma grande história de amor.

A Equipe Que Fez Tudo Acontecer

Elenco
Samantha Mugatsia, Sheila Munyiva, Neville Misati, Nice Githinji
Direção
Wanuri Kahiu
Roteiro
Wanuri Kahiu e Jenna Bass
Edição
Isabelle Dedieu
Produção
Steven Markovitz
Produção Executiva
Tim Headington
Direção de Produção
Arya Lalloo
Direção de Fotografia
Christopher Wessels
Som Direto
Frederic Salles

Fotografia Still

TEM ALGUMA PERGUNTA SOBRE ESSE FILME?

DEIXE SUA MENSAGEM E ENTRAREMOS EM CONTATO O MAIS BREVE POSSÍVEL.

Agradecemos a sua mensagem.

Caso precise de alguma outra informação, por favor entre em contato através das nossas redes sociais.

Agradecemos o seu cadastro.

Agora você faz parte de um seleto grupo que recebe as nossas notícias em primeira mão!

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante. Ao clicar em “ACEITAR”, você concorda com o uso de todos os cookies, termos e políticas do site. Leia Mais