
Hoje inauguramos uma nova sessão nas nossas redes, o Perfil Olhar.
Toda semana vamos focar no trabalho de alguém que admiramos, e por isso decidimos começar com Felipe Bragança, um dos novos diretores do cinema brasileiro que mais gostamos de acompanhar. Seu último filme, Um Animal Amarelo, é o próximo lançamento da Olhar e estará disponível já nos próximos meses.
Felipe Bragança, 40 anos, carioca, cresceu entre o centro do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense, de onde vem sua família. Estudou cinema na UFF e desde 2003 realiza e escreve filmes. Seus filmes como diretor foram todos apresentados em festivais como Cannes, Locarno, Berlin, Rotterdam e Sundance. Colaborou como roteirista em filmes de cineastas como Karim Aïnouz, Marina Meliande, Helvécio Marins Jr. e José Henrique Fonseca. Teve retrospectiva de seus trabalhos em Berlin (Arsenal Institute e Wolf Kino), Paris (Jeu de Paume) e Los Angeles (CalArts). Seus últimos filmes Não Devore Meu Coração (coprodução Globo Filmes) e Um Animal Amarelo, estiveram em competição em Sundance e Rotterdam, respectivamente.
Acompanhe abaixo um pouco da carreira do diretor e roteirista:
- Jonas e a Baleia - curta de 2006, diretor e roteirista | Festival de Oberhausen Int. Competition
- O Céu de Suely - longa de Karim Aïnouz, de 2006, diretor-assistente e roteirista | Festival de Veneza Orizzonti Competition
- Alice - série HBO de 2008 - série de Karim Aïnouz e Sérgio Machado, head writer ao lado de Sérgio Machado
- A Fuga da Mulher Gorila - longa de 2009, diretor ao lado de Marina Meliande e roteirista | Locarno Cineasti di Presenti Competition / Mostra de Tiradentes - Aurora (Melhor Filme Júri Oficial e Júri Jovem)
- A Alegria - longa de 2010, diretor ao lado de Marina Meliande e roteirista - Quinzena dos Realizadores de Cannes / Festival de Brasília (Vencedor de 2 candangos)
- Girimunho - longa Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina, de 2011, roteirista | Festival de Veneza Orizzonti
- Praia do Futuro - longa de Karim Aïnouz de 2014, roteirista | Berlinale Competition
- Escape From My Eyes - curta de 2015, diretor e roteirista | Berlinale Forum Expanded
- Não Devore Meu Coração- longa de 2017, diretor e roteirista | Sundance Int. Competition e Berlinale Generation
- Tragam-me a Cabeça de Carmen M. - média metragem de 2019, diretor e roteirista ao lado de Catarina Wallenstein | Festival de Rotterdam Mid-Length Bright Future / Festival Int. de Pesaro (Prêmio Júri Jovem)
- Um Animal Amarelo - longa metragem de 2020, diretor e roteirista | Festival de Rotterdam-Big Sceen Competition / IndieLisboa / Festival de Gramado / Olhar de Cinema
Bastidores
Não Devore Meu Coração Uma Animal Amarelo O Céu de Suely A Alegria Girimunho Praia do Futuro